^
topo
Fale conosco!

Blog MV Plásticos

Filtrar por conteúdo:
Buscar por assunto:
04 de Julho de 2023
Claro desenvolve controle feito de material 100% reciclado
A Claro desenvolveu um controle remoto para a Claro tv+ produzido com material 100% reciclado. Implementada em janeiro, a iniciativa já distribuiu mais de 180 mil controles em todo o Brasil e faz parte do programa de logística reversa da operadora, que recolhe equipamentos como modens e controles remotos já não utilizados pelos clientes e os encaminha para a reciclagem, assim como faz a substituição do uso de caixas de papelão e sacos plásticos por caixas retornáveis de polietileno reciclado. -De janeiro a maio, somente para a produção dos controles remotos, mais de 7 toneladas de material foram reaproveitadas. O objetivo da empresa é fechar 2023 com cerca de 800 mil unidades distribuídas em todo o país.
15 de Setembro de 2022
Grupo BMW vai usar material reciclado em seus automóveis
Grupo BMW anunciou que seus carros terão peças de acabamento feitas de material reciclado a partir de 2025 O grupo BMW anunciou que os modelos da chamada Neue Klasse (nova classe), que devem ser lançados a partir de 2025, utilizarão peças de acabamento produzidas com plástico cuja matéria-prima terá cerca de 30% de redes e cordas de pesca recicladas. Esse material é obtido em portos de todo o mundo para garantir que não seja descartado no mar. De acordo com comunicado da empresa, um processo exclusivo de reciclagem permite que os resíduos da indústria marítima sejam usados para produzir peças de acabamento para a parte externa e interna dos futuros veículos. Os componentes resultantes têm uma pegada de carbono aproximadamente 25% menor do que as peças feitas de plástico convencional. O grupo BMW afirma estar trabalhando com diferentes abordagens para usar resíduos plásticos da indústria marítima como matéria-prima para componentes de veículos, a fim de conservar recursos valiosos e reduzir as emissões de CO2. Essa forma de reciclagem permite reduzir a necessidade de plásticos primários à base de petróleo e, ao mesmo tempo, neutralizar a poluição dos oceanos. Resíduos de nylon reciclado formam a base para um fio sintético a partir do qual são feitos os tapetes do BMW iX e do novo BMW X1, por exemplo. Este material, conhecido como Econyl, é feito de redes de pesca descartadas, além de revestimentos de piso desgastados e resíduos residuais da produção de plásticos. Em uma nova iniciativa desenvolvida em cooperação com a empresa dinamarquesa Plastix, o grupo BMW está levando a reciclagem de resíduos plásticos marítimos um passo adiante. Após a separação, as redes e cordas de pesca passam por um processo inovador que produz grânulos plásticos.
06 de Setembro de 2022
Como reciclar eletrônicos e eletrodomésticos adequadamente
Quando não colocados para vender, eletrônicos e eletrodomésticos são esquecidos. Muitas pessoas realmente não sabem o que fazer com esses produtos, mas é possível encaminhá-los para um destino sustentável: a reciclagem. Como descartar corretamente? Antes de aderir à reciclagem, é importante ter em mente o descarte adequado. Primeiramente, é importante estar atento às condições das peças, pois é possível, às vezes, encontrar pontas de vidro soltas em determinados aparelhos. Tenha cuidado no descarte, pois há pessoas que irão manusear esses produtos posteriormente Também é importante limpar vazamentos de óleo em itens com baterias internas. Vale colocar em uma embalagem para conter e evitar problemas ambientais e à saúde. Já nos aparelhos de informática, limpe todos os seus dados pessoais. Feito isso, o próximo passo é levar os itens em ponto de coleta de lixos eletrônicos. Impactos no planeta Os efeitos negativos de um descarte inapropriado são muitos. Esses produtos têm em suas composições substâncias com baixa degradabilidade natural. Materiais desprendidos na natureza – como metais – podem causar a contaminação de solo e água. Um tablet ou um liquidificador jogados fora faz com que as fabricantes busquem mais e mais substâncias na natureza para as novas produções. A reciclagem faz com que menos matérias-primas sejam extraídas do meio ambiente.
06 de Outubro de 2022
Mercado Livre expande programa de recuperação de resíduos eletrônicos
O Mercado Livre anunciou a expansão de seu programa de recuperação de resíduos eletrônicos. O projeto, que antes era utilizado apenas para vendas diretas da plataforma, foi ampliado para os vendedores do marketplace. A expectativa é que a iniciativa englobe mais categorias da plataforma até o final do ano. O programa de logística reversa permite ao Mercado Livre, caso o produto não possa voltar para a prateleira, fazer a destinação correta do material e reaproveitar os componentes eletrônicos. Estes elementos que possuem as devidas condições são reaproveitados pela cadeia produtiva na forma de matéria-prima. “Além de otimizar custos para tornar projetos como esses viáveis e sustentáveis no longo prazo, geramos renda extra aos vendedores, sobretudo os de médio e pequeno portes, que reduzem custos operacionais provenientes da devolução de mercadorias”, explica Fábio Escaleira, gerente sênior de Operações do Mercado Livre e líder do projeto. Inclusão de vendedores A adesão dos vendedores do marketplace aos serviços de logística reversa, aumenta o potencial de reaproveitamento de produtos para 40% do volume total de itens trocado no Brasil. “Os demais itens devolvidos que apresentam algum tipo de problema e não podem ser revendidos são diretamente enviados para a nossa rede de parceiros para aproveitamento ou reciclagem”, completou Fábio. Atualmente, o projeto atende os 9 centros de distribuição do Mercado Livre no Brasil. A partir da implantação de duas unidades, em São Paulo e Minas Gerais, cerca de 70 funcionários avaliam o que pode ser reaproveitado ou reciclado. Criado no Brasil, o projeto foi exportado para outras operações do Mercado Livre em países como México, Argentina e Chile, seguindo os princípios de sustentabilidade da companhia.
09 de Setembro de 2022
Reciclagem de alumínio chega a quase 100% no Brasil
Enquanto a indústria dos plásticos busca caminhos para tornar a embalagem menos ameaçadora ao meio ambiente, a do alumínio tornou-se um sucesso envolvendo todos os atores da cadeia, com números vistosos para exibir. No ano passado, por exemplo, o índice de reciclagem de alumínio chegou a 98,7%, o que equivale a 33 bilhões de latas reaproveitadas. E o bom desempenho não vem de hoje. Há dez anos, essa taxa era de 95%. O alumínio é 100% reciclável e pode ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades. Outra vantagem é o ciclo de consumo. Do momento da coleta até o retorno à indústria como matéria-prima reciclada são apenas 60 dias. O mercado de reciclagem de alumínio movimenta cerca de R$ 5 bilhões no país e envolve mais de 800 mil pessoas direta e indiretamente, segundo estimativas.
08 de Setembro de 2022
38 toneladas de material reciclável foi recolhido no Rock in Rio em dois dias
A Comlurb recolheu 110,5 toneladas de resíduos no Rock in Rio em dois dias Das 110,5 toneladas de resíduos recolhidas pela Comlurb até agora, 37,98 toneladas de recicláveis foram encaminhados à startup Reutiliza Já e à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), que vão garantir a rastreabilidade dos resíduos durante o Rock in Rio 2022 e a sustentabilidade do evento. Para isso, será usada a tecnologia blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações). Integrada à prestação de serviços das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, essa tecnologia permite que cada material descartado no lixo possa ser acompanhado, medido, separado, pesado e encaminhado para o destino certo. O objetivo é garantir a rastreabilidade dos resíduos, desde o momento do consumo no festival até as cooperativas de reciclagem e, destas, posteriormente, até as indústrias, para transformá-los em matéria-prima novamente para produção de embalagens de novos produtos, garantindo a circularidade dos materiais. Do total de 37,98 toneladas de resíduos recicláveis encaminhadas aos catadores, a maior parte (20,94 toneladas) é plástico, seguida de alumínio (5 toneladas). fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/em-dois-dias-comlurb-recolhe-110-toneladas-de-residuos-no-rock-rio
02 de Setembro de 2022
Renault tem fábrica para reciclagem de caminhões
A Renault Trucks, que pertence a Volvo, anunciou a criação de um novo empreendimento na Europa, a Fábrica de peças usadas. O termo “fábrica” não é muito apropriado para o caso, já que em realidade, a coisa não é exatamente fabricar algo ou mesmo montar caminhões, mas desmontar e recuperar peças usadas. Localizada em Vénissieux, na França, a tal “fábrica” da Renault Trucks se dedica a desmontar caminhões usados para reciclagem e recuperação de peças usadas, que serão remanufaturadas para revenda.
01 de Setembro de 2022
Novos celulares Nokia chegam sendo feitos com plástico reciclado
A HMD Global apresentou nesta quinta feira (01/09) os novos Nokia x30 5G e G60 5G. Os aparelhos visam a sustentabilidade utilizando uma construção com materiais recicláveis. O Nokia X30 5G é construído em torno de uma estrutura metálica feita de alumínio 100% reciclado e uma parte traseira de plástico feita de 65% de material reciclado. Até mesmo a caixa de varejo é composta de 70% de papel reciclado e certificado pela FSC. O Nokia G60 5G também é construído com materiais recicláveis. Afinal, 100% da parte traseira de plástico e 60% da estrutura plástica são recicladas. Ambos os aparelhos contam com tecnologia 5G e prometem uma bateria que conta com uma grande quantidade de duração. A empresa diz que suas ações têm como objetivo reduzir o impacto na natureza, tornando os telefones mais duráveis, tanto pelo número de atualizações de sistemas como pela reutilização de materiais.
31 de Agosto de 2022
JBL lança caixas de som feitas com materiais reciclaveis
A JBL anunciou duas novas versões de suas caixas de som Go 3 Eco e Clip 4 Eco. Apresentadas nesta última terça-feira, dia 30 de agosto, as novas versões da caixas de som trazem poucas diferenças dos modelos originais - produtos que são os mais vendidos da marca. De acordo com a JBL, as caixas de som Go 3 Eco e Clip 4 Eco possuem 90% de plástico PCR* em sua construção e 100% de tecido reciclado na tela do alto-falante. A opção por esses materiais também reduz a emissão de dióxido de carbono na produção das caixas de som. Na parte técnica das caixas de som, não houveram muitas novidades. A bateria da JBL Go 3 Eco, a menor, dura até 5 horas de uso com apenas uma carga. Já na JBL Clip 4 Eco, a maior dos dois modelos, dura até 10 horas de uso - Além da famosa alça/grampo para o usuário pendurar em algum lugar, como mochila ou bicicleta. Em comum, as duas caixas possuem resistência IP67 contra poeira e água, permitindo que as caixas sejam usadas na praia ou na piscina sem grandes riscos de acidente. Os dispositivos também possuem conexão Bluetooth 5.1. As novas caixas de som JBL Clip 4 Eco e Go 3 Eco serão lançadas em dezembro, primeiramente para o mercado europeu. A Go 3 Eco chegará por 39,99 Euros (R$ 205,65 em conversão direta), enquanto a Clip 4 Eco custará € 59,99 (R$ 308,51). Elas estarão disponibilizadas em três cores: verde, azul e branco. *(sigla em inglês para Reciclagem Pós Consumo)
25 de Janeiro de 2022
Apple quer ampliar o uso de materiais reciclados em dispositivos
A empresa também melhora a nova tecnologia de desmontagem como parte do objetivo de fechar o ciclo de consumo. A Apple divulgou novos detalhes sobre o aumento do uso de conteúdo reciclado em seus produtos. Pela primeira vez, a empresa apresentou ouro reciclado com certificação e mais do que dobrou o uso de tungstênio, metais de terras raras e cobalto reciclados. Quase 20% de todo o material usado nos produtos Apple em 2021 foram reciclados, o maior uso de conteúdo reciclado até então. Além disso, os dispositivos da Apple em 2021 incluíram: 45% de metais de terras raras reciclados com certificação, um aumento significativo desde que a Apple inseriu metais de terras raras reciclados em seus aparelhos. 30% de estanho reciclado com certificação, e todos os aparelhos iPhone, iPad, AirPods e Mac têm 100% de estanho reciclado na solda da placa lógica principal desses produtos. 13% de cobalto reciclado com certificação, usado nas baterias do iPhone, que podem ser desmontadas por Daisy, o robô da Apple, e devolvidas ao mercado. Ouro reciclado com certificação, presente no folheado da placa lógica principal e na fiação das câmeras frontal e traseira do iPhone 13 e iPhone 13 Pro, pela primeira vez em um produto Apple. Para chegar a esse marco, a Apple criou níveis de detecção pioneiros na indústria para desenvolver uma cadeia de fornecimento de ouro exclusivamente reciclado.
30 de Agosto de 2022
Heineken, Braskem, Natura e Coca-Cola irão reciclar copos plásticos do Rock...
A iniciativa vai garantir que os copos descartados durante o maior festival de música e entretenimento do mundo sejam transformados em resinas recicladas e depois em embalagens de produtos As marcas, Natura, Heineken, Coca-Cola e Braskem se uniram para promover a reciclagem durante o Rock in Rio, que ocorre no Rio de Janeiro, nos dois primeiros finais de semana de setembro. As marcas fizeram uma previsão de cerca de 4,5 milhões de copos plásticos para os sete dias do festival. O material recolhido no festival será transformado pela Braskem em matéria-prima, para a produção de embalagens da Natura. Para que a iniciativa funcione, a participação do público será essencial. Pensando nisso, os esforços das empresas serão redobrados para incentivar o público a descartar corretamente os resíduos não apenas nas lixeiras, mas também nos 4 pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock onde a Braskem também estará presente. Os copos da Coca-Cola e da Heineken também estarão com uma mensagem estampada como um incentivo ao público. Também como incentivo, os copos plásticos descartados na ação, poderão ser trocados por pontos que poderão ser trocados em brindes e experiências especiais para aproveitar o evento.
16 de Setembro de 2017
Você sabe o que é um polímero plástico?
Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos. A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento. A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petroquímicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina. São divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.
10 de Setembro de 2017
1 milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto
Novas estatísticas divulgadas pelo The Guardian revelam o problema que as garrafas se tornaram. Versáteis e econômicos, os plásticos facilitaram muitos avanços da sociedade ao longo do século passado. Porém, alguns de seus usos atuais atingem números que beiram o insustentável. A demanda global por garrafas de plástico, estimulada pela indústria de bebidas, é exemplo disso: a cada minuto, um milhão de garrafas plásticas são vendidas no mundo todo; por ano, consumimos cerca de 500 bilhões delas. Os dados são de um levantamento da Euromonitor feito a pedido do jornal britânico The Guardian. Embora seja verdade que muitas dessas embalagens poderiam e deveriam ser recicladas, a dificuldade de acompanhar o grande volume de plástico produzido, é cada vez maior. O que acontece quando a equação não fecha? Grande parte do lixo indigesto acaba poluindo a natureza, onde demora centenas de ano para se decompor.
MV Plásticos
- Plásticos reciclados
- Serviços de reciclagem
Caxias do Sul – RS
(54) 3536.2761
comercial@mvplasticos.com.br
© Copyright 2017/2023 MV Plásticos | Todos os direitos reservados | Site criado por Isoton
Este site utiliza apenas cookies transitórios - não coletam dados pessoais do usuário. Para maiores informações acesse nossos termos de uso e políticas de privacidade.
VISUALIZAR TERMOS E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE